quinta-feira, 17 de março de 2011

A onda-

Sábado passado 12/5 fiz uma charge sobre o Japão que a maioria não entendeu.
Ela virou polêmica, varias cartas chegaram na Folha criticando ela e hoje saiu uma
matéria na Ilustrada sobre o assunto:

AQUI 

e no blog dos quadrinhos também:

AQUI

João M.

33 comentários:

  1. A charge faz parte do jornalismo e não vejo motivo para não retrartar uma tragédia. Ainda mais no caso da sua, onde não vi nenhuma maldade.
    Quase não comento por aqui apesar de sempre espiar o seu trabalho, mas achei oportuno expressar meu apoio. =)
    Ah! Outro dia vi um layout muito bacana do blog de um chargista e resolvi vir aqui te passar o link: http://demainjarrete.stpo.fr/blog-65-demain-j-arrete-bumblefoot.html

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a charge *excelente*.

    Citando Phillip Pullman, nao gostar e mesmo protestar é direito de todo mundo, mas pára por aí.

    http://www.youtube.com/watch?v=HQ3VcbAfd4w

    ResponderExcluir
  3. Apesar das pessoas serem bombardeadas de imagens hoje em dia, a maioria não sabe distinguir o sentido do que se vê. Sem repertório fica difícil entender...
    Muito boa a charge e a sacada de referência!

    ResponderExcluir
  4. joão
    além de um ótimo desenho, sua charge mostra que você tem repertório e sensibilidade.
    o tsunami é retratado há séculos no japão, e faz parte do imaginário e da cultura deles. usar o hokusai como referência foi uma grande sacada, e não passa nem perto do sarcasmo ou desrespeito.
    resolvi te escrever porque eu também tive essa ideia, dá uma olhada:
    http://www.flickr.com/photos/luisafurman/5528261142/

    parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Os próprios artistas, poetas e sábios japoneses não seriam contra a sua charge como descobri neste artigo da Revista Foreign Policy, pois o Japão tem uma história de convívio e uma filosofia adequada e não é de agora mas de milênios.

    Não que vc soubesse disso mas sua atitude foi, com certeza, mais honesta do que a de todos os repórteres de CNNs e outras mídias que, a título de trazer informação se assentam sobre a miséria dos outros, escandalizadas por não conseguirem cenas de puro desespero dos japoneses e procuram seus próprios cidadãos atingidos pelo flagelo. Graças que a maioria dos estrangeiros no Japão já têm uma índole bastante japonesa eles mesmos.

    Num certo sentido sua charge, enquanto mostra a desgraça do momento também aponta para a superação do passado e, provavelmente, do futuro.

    Abaixo o Link para o artigo:

    Land of Disaster - An FP Photo Essay
    www.foreignpolicy.com

    ResponderExcluir
  6. Achei a charge bastante adequada, e muito bem feita. Não vi nenhum humor nela, nenhuma galhofa.

    Em um país de analfabetos e criaturas com cultura parca, querer que se entenda de charges é pedir demais.

    ResponderExcluir
  7. Quem criticou a charge simplesmente não entendeu a referência à famosa gravura. A charge não foi de forma alguma desrespeitosa ao povo japonês. A reação dos leitores foi desproporcional...

    ResponderExcluir
  8. QUERIDOS LEITORES E CRÍTICOS DE MONTANARO ENTENDAM QUE NEM SEMPRE UMA CHARGE QUER DIZER ALGUMA PIADA,,,NÃO SE DEVE MISTURAR OS MOMENTOS VÍVIDOS PELA SOCIEDADE TUDO EM PIADAS,,MUITAS ILUSTRAÇÃO REPRESENTAM APENAS IMAGENS DO ACONTECIMENTO DA ATUALIDADE...FOI OQUE ELE FEZ,,,ILUSTROU UM ACONTECIMENTO HISTÓRICO UM ABRAÇO A TODOS O MENINO MANDA BEM!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Esses "politicamente corretos" não passam de uma espinha fedorenta no meio da bunda suja do mundo!

    Mande eles as favas e continue com o seu trabalho!
    Não se abale com isso, nós, os cartunistas, sempre estaremos ao lado de quem quer falar o que tem que ser dito!

    Grande abraço João!

    ResponderExcluir
  10. Essas críticas negativas são feitas por pessoas que tem um conhecimento muito limitado sobre charges. Uma charge também pode nos levar a reflexão não usando do humor sarcástico, como fez o João, que nos mostra, mesmo com sua pouca idade, que tem uma cultura ótima (infelizmente uma coisa que falta aos brasileiros) e uma sensibilidade tão grande, que não retratou uma pessoa sequer na Charge.
    Parabéns pelo seu trabalho, João!

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi, e não achei nada desrespeitoso ou zombeteiro. De resto, concordo ipsis literis com o comentário da Bia. Parabéns pela charge, João! E vou repetir aqui o comentário que fiz no blog dos quadrinhos:

    Charge não é piada!! Não necessariamente piada. Charge é um convite à reflexão, e muitas vezes não tem graça nenhuma. O problema dessas pessoas é a falta de informação...e de algumas delas, sem dúvida, a falta de capacidade cognitiva. Não é apenas questão de "olhar politicamente correto", mas de pensamento raso. Não estou desprezando ninguém, é uma constatação (e não é "corporativismo", já que não sou cartunista, nem chargista), as pessoas andam com uma profunda preguiça mental.

    Outro ponto é a hipocrisia. Essas mesmas pessoas que criticam charges sobre a tragédia no japão deliciam-se com reportagens que exploram o tema e com vídeos mostrando a catástrofe e os corpos. O ser humano é esquisito.

    ResponderExcluir
  12. Achei a sua referência para a charge excelente. Pena que as pessoas que criticam não tenham a mesma referência artística.

    Continue com o seu trabalho. Acredito que grandes artistas tenha essa capacidade de gerar polêmica mesmo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  13. Primeira polêmica da carreira!
    As pessoas de hoje em dia levam tudo muito a sério. Ao invés de abrirem mais a mente, estão cada vez mais fechados.
    Tudo tem que ser politicamente correto agora!
    Chatisse pouca é bobagem!

    http://brunocomotti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. João, gosto muito do seu trabalho na Folha, mas discordo da imensa maioria dos que postaram em seu blog. A charge foi infeliz, mas antes de mais nada foi incompreensível. Até agora não entendi, nem com todas explicações sobre referências e nem com a defesa do Laerte. Sua resposta na Folha de ontem ficou muito resumida. Por quê você não usa o blog para nos explicar sua motivação, ou a mensagem que desejava transmitir.

    ResponderExcluir
  15. Sergio, toda charge que é explicada em seus mínimos detalhes perde o sentido...
    A charge serve para que o leitor tome as suas conclusões, erradas ou não... Caso contrário não seria uma charge, mas um texto, ou um gráfico... rsrsrsrs

    O joão retratou todos os fatos ocorridos no Japão, durante aquele fim de semana fatídico... Para isso ele usou a celebre xilogravura A Grande Onda de Kanagawa, assim como centenas de cartunistas espalhados pelo mundo (inclusive eu usei essa referencia)...

    Agora entender e interpretar os motivos fica a cargo seu....

    ResponderExcluir
  16. Achei muito boa charge, e exageraram nas falácias a respeito do trabalho de um garoto de 14 anos. Na boa, realmente vivemos na época da chatice do politicamente corret. Parabéns pelo trabalho, abç

    ResponderExcluir
  17. obs: excelente trabalho artístico, pois conheço e reconheci o trabalho do japonês...

    ResponderExcluir
  18. Achei excelente seu trabalho, João. Parabéns!É muito gostoso saber que jovens como voce têm conhecimento acerca de tudo o que acontece no mundo e acima de tudo, uma visão crítica. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. quando é que vc vai entrar num curso de desenho ?

    ResponderExcluir
  20. ae neném
    não chore!
    entre aqui http://www.flickr.com/photos/atraka_nucouvert/4231849276/
    uhuuuu

    ResponderExcluir
  21. eu achei a charge "a onda" muito legal,e achei as criticas bobas,isso so é inveja,e que vc esta serto de represetar o japao a dorei...

    Liliane carvalho

    ResponderExcluir
  22. O "politicamente correto" é frequentemente usado como disfarce para a censura! Não vi nenhum traço de desrespeito na sua charge! O que existe hoje em dia é uma tsunami de pessoas paranoicas que se "ofendem" por qualquer coisa!

    Charge é também para isso mesmo: gerar discussões!

    ResponderExcluir
  23. Excelente trabalho. Não pare.

    Quem não entendeu, precisa entender que é só um retrato de algo. Charge não é necessáriamente piada. É mais como uma foto de um fato, explícita, ou retratando o que o chargista pensa sobre o fato.

    O caso do João, foi explícita: uma onda, devastando o Japão, com a usina nuclear ao fundo.

    Críticos, arrumem o que fazer, seus sem graça.

    ResponderExcluir
  24. Eu achei isso muito lindo e eu ñ jugo ele por uma obra que ja foi criada...
    Você ja viu um menino de 14 anos criando uma coisa tão linda?
    Pois sou uma leitora de 13 anos e eu adoro oque ele faz pois nunca vi uma pessoa que tem uma criatividade muito grande....
    Autora Da Critica:Julie Anne

    ResponderExcluir
  25. João é a Julie de novo eu so quero falar para vc ñ parar pq isso que vc esta fazendo é muito lindo e essa portunidade ñ aparece duas vezes então aproveite e ñ ligue para as pessoas que acham isso ridicolo por que vc deve siguir seu sonho ñ uma critica boba "são invejosos"
    ok bjs e boa sorte...

    ResponderExcluir
  26. Verdade João, concordo com a Julie Anne, nao desista nunca, eu também tenho 13 anos e acho q voce é muito novo e tem um talento muito grande, acho atmbém q existe um grande futuro a sua espera e que criticas começaram a ser sempre comuns! boa sorte continue assim!
    Autora da Critica: Sara Walker

    ResponderExcluir
  27. nos temos que ver as obras com os olhos,e perceber qual é realmente a intenção da pessoa que a desenvolve,eu percebi que o Joao,nao quis imitar a xilogravura como uma forma de ironia,mas sim retratar o que houve de tão desastroso no Japão,mostrando a realidade e lamentando o acontecimento.
    é uma obra execelente e muito bem feita.
    Aninha.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá, João. Tudo bem contigo?

    Quase todo o dia passo aqui no seu blog para dar uma conferida no que tem para mostrar para gente e vez ou outra acho necessário deixar minha opinião. Bem, essa é uma delas.

    Toda essa polêmica em cima do seu cartum faz parte de quem escolheu trabalhar dandoa cara à tapas ou carícias, ou ser ignorado. Não tem jeito. Mesmo que no caso, o trabalho seja mostrar nossos desenhos, nossos acrtuns, quadrinhos, etc.

    Digo a você, na minha modesta opinião, que não carece de que fique explicando esse seu trabalho sobre a tragédia no Japão. Antes de mais nada, é claro, que você não quis ofender os japoneses, é claro. Quando vi seu cartum, dias após a polêmica, confesso ter ficado pasmo: primeiro porque logo que vi, entendi imediatamente a idéia e achei-a muito inteligente. Você mandou bem. Segundo porque, não entendi tanta raiva e indignação contra você. Ou melhor entendi sim. Vivemos num período onde a humanidade está ficando cada vez mais densa, pesada e não percebe que é fundamental termos mais tolerância, pelo menos. É claro que todos se sensibilizaram com a tragédia que pode afetar a todos, mas daí você ler comentários como, "gostaria de ver se fosse com ele". Pedra com pedra. Não adianta. Continuamos raivosos e pré-históricos.

    Sua arte no cartum, antes de mais nada estava linda e reinterpretou mutíssimo bem a arte original. Parabéns antes de tudo.

    Não cabe a você, como disse, explicar seu trabalho. Se não qual o interesse? Cabe sim a cada um interpretar do jeito que o seu coração sabe enxergar as coisas.

    Grande beijo!
    Seu fãzaço.
    LAUDO

    ResponderExcluir
  30. nossa, na minha opniao teu desenho foi maravilhoso voce é fera...pena que existem pessoas que nao souberam entender a sua arte....bjao espero que continue mostrando sua arte para nos

    ResponderExcluir
  31. parabens adorei seu trabalho, vc é D+.....naum ligue para a opniao de algumas pessoas e siga em frente
    ass: Geovana Hitner

    ResponderExcluir
  32. gostei muito de sua charge, principalmente por causa da relação feita com a xilogravura de Hokusai (A Grande Onda de Kanagawa). Realmente muito interessante. É uma pena que muitas pessoas não tenham compreendido seu verdadeiro sentido

    ResponderExcluir
  33. Não liga não João, o povo ataca o que não entende. Respira fundo e diz: "amigo, amigo..."

    ResponderExcluir